As rotinas de treinamento físico estão sendo normalizadas, principalmente, em espaços fechados, mas para isso ocorra precisaremos tomar uma série de medidas importantes para garantir a segurança. Obviamente, a pergunta está entorno da utilização de máscara facial. Devo fazer exercício físicos com a máscara de proteção facial?

Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), é não. Mas por que não? Porque a máscara dificulta a ilação da quantidade de ar necessária para os pulmões. Sabemos que usar máscara pode aumentar a resistência do fluxo de ar. O exercício eleva a frequência de respirações mais rápidas e difíceis, portanto, usar máscara durante o exercício coloca uma pressão adicional no fluxo de ar.

No entanto, caso seja necessário retornar as atividades físicas em ambientes fechados, o Centro Americano de Controle e Prevenção de Doenças afirma que será necessária a utilização de máscara daqui para frente, especialmente em locais onde é difícil manter o distanciamento social, e será uma pratica obrigatória.

Diante disso, inúmeras discussões estão em torno do uso da máscara facial sobre a égide do exercício físico.

É seguro fazer exercício físico com máscara facial?

Geralmente, sim, é seguro para a maioria das pessoas se exercitarem enquanto usavam a máscara facial. Mas devemos observar os sinais e sintomas específicos durante a realização de exercício físico como tontura, dor de cabeça, frequência cardíaca, dormência, formigamento, falta de ar, dilatação da pupila, dentre outros.

Alguém não deve fazer exercício físico com máscara facial?

Algumas pessoas que têm doenças cardiovasculares ou respiratórias, fobias, ansiedade, devem ter muito cuidado ao se exercitar com uma máscara facial. A severidade da sua condição determinará se é apropriado ou não para se exercitar com máscara facial. Alguém que tenha uma condição respiratória mais severa não deve utilizar de ambientes fechados e uso de máscara facial. Exemplos de tais condições incluem asma, distúrbio pulmonar obstrutivo crônico, bronquite, fibrose cística, fibrose pulmonar e quaisquer outras condições que afetam diretamente o coração ou os pulmões.

Se você é alguém ou é profissional e tem aluno com alguma dessas condições é uma boa ideia consultar o médico sobre o exercício com uma máscara facial antes de tentar fazê-lo.
Além disso, as pessoas que são novas no exercício ou que não se exercitam há muito tempo devem prestar atenção extrema ao se exercitar enquanto usavam uma máscara facial. Monitore a intensidade do seu treino e mantenha-o no nível abaixo do moderado para evitar algum tipo de intercorrência.

O que acontece quando se exercita com uma máscara facial?

Comparado à respiração normal, usar qualquer tipo de máscara de proteção diminui o fluxo de ar para os pulmões, significa dizer que terá menos oxigênio na corrente sanguínea e nos músculos que estão trabalhando, o que dificulta o treinamento.

A máscara de proteção têm diferentes níveis variados de restrição ao fluxo de ar, dependo da espessura do material. Com menos ar, o corpo tem menos oxigênio disponível para utilizar durante o exercício para converter glicose em energia.

Qualquer pessoa, mesmo aqueles que têm um alto nível de condicionamento físico, tem fadiga mais rápida ao se exercitar com máscara fácil, comparando esse cenário ao treinamento em altitude ou uso de máscara de privação de oxigênio para obter maior condicionamento respiratório (isso vai ser discutido em outra oportunidade).

Em algumas semanas, o corpo certamente se adaptará, tornando mais eficiente no metabolismo do oxigênio, mas isso leva tempo. Se com o uso de mascara de proteção ao realizar exercício tenha tontura, desequilíbrio ou excessivo cansaço pare agora. Seja cauteloso e esperto não exagere.

O que esperar ao se exercitar com uma máscara facial?

Devido ao aumento da resistência à respiração, é normal respirar mais rápido do que quando não usava a máscara. O treino não terá o mesmo desempenho do que quando não usava a máscara facial. Acrescento em diz que é esperada uma diminuição no rendimento do treino enquanto estiver usando a máscara facial.

Alguém que tem um nível de condicionamento físico mais elevado pode não sentir os efeitos de diminuição do desempenho com o uso de máscara facial tão severamente quanto alguém que está apenas começando a se exercitar agora, mas mesmo pessoas muito aptas fisicamente provavelmente não serão capazes de se apresentar no mesmo nível de desempenho.

Preste bastante atenção como o seu corpo responde ao treino enquanto usa a máscara facial, especialmente durante exercícios aeróbicos, treinamento resistido, exercícios pliométricos, treinamento intervalado de alta intensidade, e crossfit.

Se sentir qualquer tontura, tontura acompanhada com falta de ar pare imediatamente. Se os sintomas não desaparecem logo, deve retirar a máscara para respirar normalmente. Caso necessite tirar a mascara, siga sempre as regras e recomendações de saúde pública, tente manter o distanciamento entre você e outras pessoas.

Como devo saber se estou recebendo oxigênio suficiente durante a realização de exercício?

Desde que não tenha nenhuma condição clínica mencionada anteriormente, deve prestar muita atenção ao seu corpo, provavelmente estará recebendo oxigênio suficiente enquanto se exercita com uma máscara facial.

A maneira mais precisa para determinar que esteja recebendo oxigênio suficiente é usar um oxímetro, que informa exatamente a saturação de oxigênio do seu sangue. E sempre dar ouvidos ao seu corpo, caso sinta tontura, falta de ar extrema ou dormência e formigamento, precisará parar de se exercitar, sentar e fazer uma pausa.

Caso tenha algum destes sintomas, seu corpo está sinalizando que algo não está certo e logo não está recebendo oxigênio suficiente nos pulmões e no resto do corpo.
Portanto, aos que estão retornando as rotinas de treinamento físico em academia com segurança devem ficar atentos aos sinais de alerta do seu corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.