Ultimamente, estourou no mundo dos concurseiros uma possível tendência do Crossfit no teste de aptidão física (TAF), ao verificar a informação com apenas cunho jornalístico. Venho te chamar atenção para algo que nunca vai acontecer isso quer dizer sobre a ótica científica. Senta aí, que lá vem chumbo dos grossos por aqui.

Listei de uma vez por todas tudo que é fato verídico sobre essa temática.

Por que NUNCA?

Todos os órgãos de Segurança Pública e de Forças Armadas do Brasil possuem seus manuais de testes e treinamento físicos. Estes manuais têm por finalidade abranger todos os aspectos procedimentais que norteiam os exames de aptidão física, como também, os treinamentos físicos voltados para o curso de formação profissional (CFP). As instituições nacionais têm seus critérios que corroboram com os scores internacionais. Nada, absolutamente nada acontece sem uma análise ampla das atualizações dos aspectos científicos publicados para serem incorporados aos manuais supracitados.

Vamos entender todos os procedimentos que envolvem o TAF a partir de agora.

Listei de uma vez por todas tudo que é fato verídico sobre essa temática.

Como funciona o TAF?

O TAF é um teste muito usado para carreiras policiais e militares. É uma avaliação com a finalidade de mensurar a capacidade física dos candidatos, se estão em plenas condições de saúde para exercer as atribuições de um determinado cargo público. É uma avaliação de caráter eliminatório. O TAF possui inúmeras diferenças nos formatos, sequências dos testes físicos, exercícios, execuções, índices mínimos, número de tentativas permitidas, intervalos de recuperação entre as tentativas e locais de realização de cada teste. Então, tenha cuidado especial ao edital pretendido, o mesmo teste físico exigido em um edital pode ser completamente diferente em outro concurso.

Geralmente, as regras gerais de cada certamente são divulgadas com antecedência pelas bancas avaliadoras, dando tempo aos candidatos a se prepararem com antecedência. Os modelos de TAF são compostos por exercícios de força de membros superiores e inferiores, resistência abdominal, coordenação, agilidade, resistência cardiorrespiratória e dentre outras capacidades físicas.

Os testes físicos são compostos por barra fixa de forma estático e/ou dinâmico, flexão abdominal, flexão de braços, impulsão horizontal, salto em altura, salto em distância, subida na corda, Shuttle Run (Ir e Vir), natação, meio sugado, burpee, corrida de 12 minutos (teste de cooper), corrida de 100 metros e etc.

Como funciona o TAF?

Na fase de CFP o TAF ainda é exigido obrigatoriamente e continuamente. Além disso, é de caráter eliminatório, como, por exemplo, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Marinha, Exército e Aeronáutica.

Após a posse, algumas instituições adotam o TAF como forma facultativa. Sendo apenas como forma de avaliação para informativos internos, além de atualizações para os manuais das instituições que contam para o aprimoramento técnico para futuros treinamentos quanto para o direcionamento dos Ministérios da Justiça e da Defesa.

O Crossfit é tendência para o TAF?

Não. Não existe nenhum fundamento diante desta premissa. Nas bases de dados científicos não há nenhuma correlação entre a modalidade de Crossfit e o TAF. Não temos respaldo técnico para inferir que o Crossfit seja uma tendência norteadora e modificadora para os TAF´s, nem sequer houve investigação para discutirmos tal argumentação.

O Crossfit é uma modalidade esportiva que foi criada com o intuito de misturar exercícios aeróbicos, calistenia, movimentos ginásticos e levantamento de peso olímpico. O desenvolvedor da marca teve poliomielite na infância e por causa da condição de fraqueza muscular, perda dos reflexos e paralisia. Por esse motivo o criador resolveu criar o próprio sistema de condicionamento físico. Não quer dizer que seja ideal para todo mundo, simplesmente assim.  

Os exercícios que incorporam o programa de Crossfit não são exclusivamente da modalidade, porque só foi criada a partir dos anos 2000, sendo recém-chegada ao Brasil só no ano de 2009.

Por que surgiram as especulações que o Crossfit seria uma tendência para o TAF?

No final do ano de 2021 houve a publicação do edital do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP-SC) que trouxe os teste de abdominal remador, apoio de quatro tempos (burpee), agachamento e desenvolvimento com barra, caminhada do fazendeiro com ketbell (farmwalk) e teste de cooper. Todo mundo acha que os exercícios são unicamente da modalidade do Crossfit, historicamente, o Crossfit é uma atividade recente, não poderia deter exclusividade dos exercícios. Aqui te explico de forma detalhada, venha comigo.

  1. Burpee

O teste de Burpee é um exercício corporal que objetivo de mensurar agilidade e coordenação motora. É executado em quatro tempos: inicia-se de pé, agacha-se com os braços esticados à frente, joga-se os pés junto para trás, esticando as pernas; retorna-se os pés para a posição de agachamento; fica-se de pé e pula-se com os braços esticados para cima.  

Militares durante a segunda guerra mundial adotaram o Burpee como parte do teste de aptidão física. A partir desse evento o teste inventado pelo fisiologista Royal Burpee integrou todos os testes de condicionamento físico pelo mundo. Diante dessa ótica, o exercício teve sua inclusão nas forças armadas e depois se popularizou, definitivamente não é um exercício específico do Crossfit.

  1. Agachamento e Desenvolvimento com Barra

O teste de agachamento e desenvolvimento com barra é um exercício com a finalidade de mensurar a força e resistência dos membros inferiores e superiores. É executado em três tempos, primeiro sai de uma posição agachada e pega a barra no chão, leva-se até os ombros, agacha-se com a barra na altura do ombro e depois realiza o movimento de desenvolver acima da cabeça.

O atleta de força Arthur Saxon era considerado o “homem mais forte do mundo” por ter levantado mais de 371 libras acima da cabeça com único braço. Este dado histórico está descrito no clássico livro chamado The Development of Physical Power. O curioso é que os dados históricos se confundem com o surgimento do Ketbell, as diretrizes de treinamento de levantamento de peso e outras modalidades de força. Portanto, não dá para precisar exatamente a origem exata do exercício, sabe-se que é difundido no mundo nos esportes de força.

  1. Farmwalk

O teste de farmwalk é um desafiador que tem como objetivo de mensurar o equilíbrio, postura, coordenação, força de preensão e capacidade respiratória. É executado com duas cargas levadas nas mãos para uma distância ligeiramente considerável com a finalidade de desenvolver a tarefa de deslocamento.  Muito utilizado na parte de reabilitação da coluna pela promoção da estabilização de tronco, o cientista Stuart McGill utiliza como ferramenta no tratamento dos clientes com lombalgias crônicas.

Este exercício tem como origem nos primeiros jogos das montanhas escocesas, nos eventos de força bruta, atualmente, difundido como a modalidade esportiva de Strongman. Aposta naquela época é que os fazendeiros ganhavam condicionamento físico por carregarem baldes de comidas para animais e de leite por longas distâncias. Ainda, pode-se confirmar em outros segmentos a utilização deste exercício como no treinamento de militares devido às diversas distâncias para locomoção com sobrecarga de equipamentos.

Crossfit no TAF?

Não há menor ligação do Crossfit com o TAF. Esqueça qualquer tipo de informação referente essa temática.  É grande farsa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *