A Paulistana de nascimento, mas Paraibana de coração – Talita Silva de Souza de 28 anos – atleta de levantamento olímpico, patrocinada pela renomada nutricionista Gisele Franca Maciel, recentemente consagrou-se 3º lugar no Brasileiro de Levantamento Olímpico, na cidade do Rio de Janeiro. No papo lifting, você pode conferir uma entrevista exclusiva para o site Rany Siqueira, esta atleta é fruto do talento que desponta na nossa terra.
Talita competidora da categoria 75kg, realizou o seus primeiros levantamentos no ano de 2009. Porém, antes de se apaixonar pelo esporte, passou por outras modalidades:
“Iniciei a musculação aos meus 15 anos de idade, aonde eu já praticava capoeira e desde então minha paixão pelo esporte foi crescendo, pratiquei natação, vôlei, atletismo, iniciei o LPO em 2009 no SESI o local aonde eu praticava musculação.”
Nos conta que o interesse pelo levantamento olímpico surgiu a partir de uma amiga do meio esportivo chamada de Luciana, já era frequentadora da academia do SESI, a mesma comentou sobre o Professor Wagner, ministra aulas de levantamento de peso, e que possivelmente iria gostar da modalidade, topou o contive e assim fez sua primeira aula, daí então apaixonou-se pela modalidade.
Talita menciona que no LPO (Levantamento Olímpico), não se inspirou ou espelhou em alguém, porque a modalidade é pouco divulgada no nordeste, mas no esporte, a sua inspiração vem dos seus sonhos, pois sempre almejou seguir a carreira de atleta, o esporte corre nas suas veias.
Quando questionada, sobre motivação, ela declara que vem de “Deus pois deu saúde, força e uma família. Eu tenho tudo! E tenho sonhos. Isso é minha motivação”.
A sua rotina diária está dividida entre – treino, trabalho e estudo – isto dificulta um pouco para cumprir todo o planejamento de treino que uma atleta de alto rendimento necessita, no entanto, sempre faz o possível e impossível para treinar de segunda à sexta, no período da tarde.
Sobre sua estreia quando pela primeira vez pisou em um tablado, descreve com emoção, o sentimento de representar a Paraíba e logo após o Brasil em competições.
“Em 2009 no Campeonato Brasileiro e também Sulamericano. Nossa!!!! eu tava meio perdida quando cheguei no local de treino e competição, equipamentos novos que nunca tinha treinado, estava meio nervosa, mas quando subi na plataforma da competição me lembro como se fosse hoje eu pensei: se eu cheguei até aqui, eu vou dá o melhor de mim, me ajuda meu Deus!! E ele ajudou fiquei em 3º lugar.Na hora da premiação cantou o hino nacional, eu já me emociono quando vejo na televisão imagina como foi ouvir pessoalmente, aquele hino era pra mim!! Chorei por dentro!”
Levando em consideração suas conquistas diárias, desde quando acorda – vai ao trabalho, treino e estudo. Todavia no esporte, são de muitas pessoas, desde o apoio da família, noivo, amigos, treinador e nutricionista que torcem muito pelo seu sucesso.
“Na integra, minhas conquistas são de muitos, dos meus pais e noivo que me apóiam, meus amigos que torcem por mim, do meu treinador Wagner Araújo, minha nutricionista Gisele Franca, Fred Ribeiro, afinal ninguém conquista nada sozinho.”
A nossa entrevistada ainda contou sobre sua frase preferida, nos deu mais uma lição de vida, de que também podemos ser fortes mentalmente.
“Quando a mente pode antever algo que você pode fazer, você realmente pode desde que acredite 100% nisso.”
Gosto dessa frase por que acredito muito no poder da mente, você pode uma pessoa muito forte fisicamente, mas se sua mente é fraca, já era, você está derrotado, mas se sua mente é forte, você faz coisa que parecia ser impossível.”
Com relação aos seus planos futuros, Talita está se formando em Educação Física, tem pretensão de ensinar o LPO para as crianças, adolescentes, adultos e idosos.
“LPO é pra todo mundo, seja qual for seu objetivo, rendimento, saúde e bem estar, condicionamento físico, preparação de atleta.”
Para finalizar o papo lifting, Talita ainda fala um pouco mais sobre o LPO, nos informa os benefícios, faz um alerta para a necessidade de cuidado com a pratica errada e sempre buscar por profissionais qualificados.
“O Levantamento de Peso Olímpico é esporte muito antigo, mas apesar disso, não temos muitas pessoas qualificada para o ensinamento do mesmo, é um esporte que proporciona muitos benefícios, mas se praticado erroneamente pode causar danos. É importante que os profissionais que tenham interesse em aprender a modalidade e ensinar para seus alunos, procurem alguém especialista na modalidade. Assim podemos difundir a prática de forma segura e eficaz.”
Email para contato: [email protected]
Patrocínio: Gisele Franca Maciel
Talita veste um lindo macaquinho da Califórnia Bessa, treinando com conforto e em dia com a moda.