Você possivelmente está tomando whey protein seja para o ganho de massa muscular ou emagrecimento, e em algum momento se deparou com o desagradável aumento ou aparecimento de acne. Provavelmente deve estar se perguntando será que o whey protein pode causar acne? A resposta é sim! Os mesmos hormônios que estimulam o crescimento muscular também pode causar acne. Neste post vamos ver o que a ciência tem a dizer sobre isso.

O que é whey protein?

Whey protein é um suplemento esportivo mais popular no mercado, utilizado por praticantes de musculação devido à sua capacidade de efeitos anabólicos para o ganho de massa muscular. É uma proteína derivada do soro do leite, ou seja, um subproduto do processo de transformação do leite em queijo.

Qual o principal ingrediente no whey protein que provoca acne?

Whey Protein provoca acne, por diversas razões, e uma das razões é porque soro do leite contém um hormônio chamado IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina 1). Este hormônio é destinado ao bezerro para fazer ele crescer grande e forte, e nos seres humanos também proporcionam a ganho de massa muscular de forma mais rápida, esta razão torna o whey protein bastante utilizado por praticantes de musculação. Outro fator que torna o produto popular é a praticidade de ingestão de uma certa quantidade de proteína de uma só vez.

O hormônio IGF-1 é normalmente regulado no nosso organismo, e possui um sistema que garante que o hormônio permaneça em homeostasia. Porém, com a ingestão de whey protein os níveis os níveis de IGF-1 serão elevados, está situação tende ocasionar um desequilíbrio hormonal, sendo a causa da acne, visto que, o aparecimento da acne é essencialmente um fator hormonal.

A ciência tem comprovado isso através de estudos que descobriram a existência de uma correlação entre os níveis de sebo e IGF-1, portanto, quanto mais elevado for o nível de IGF-1 a pele produzirá mais sebo. Outro fator mencionado por estudos é que IGF-1 reduz o fator de transcrição FOXO1 nas células da pele. A propensão da acne na pele é através da deficiência do FOXO1, que está ligado aos fatores de surgimento da acne, como a sensibilidade de andrógeno, a produção de sebo, o excesso de crescimento de células da pele e o excesso de queratina.

Estudos comprovam o efeito da proteína do soro de leite sobre os níveis de IGF-1

Estudo de Willoughby realizado com 19 homens sedentários 10 semanas de programa de treinamento de resistência. Um grupo recebeu suplemento com 20 g de proteína e outro grupo suplementou com placebo 20 g de dextrose (carboidrato). Após 10 semanas verificou-se que o grupo que suplementou proteína apresentou maiores níveis de IGF-1. Esta premissa também foi confirmada por estudo de Tasha, que a proteína combinada com suplemento de carboidrato também aumentou os níveis de IGF-1 em relação a quem apenas suplementou carboidratos.

Esses são os únicos estudos que comparam os suplementos de proteína com outros suplementos. O whey protein, em geral, aumentar os níveis de IGF-1 mais do que os suplementos de carboidratos. Isso é bom para o crescimento muscular, mas ruim para pele.

E recentemente estudo brasileiro publicado no U.S. National Library Of Medicine, investigou os efeitos que a suplementação a base de whey protein causam na pele. De acordo com o estudo, todos os participantes, que tomaram o suplemento começaram a apresentar acne. Um dado surpreendente é que, em mulheres e em pessoas que não possuíam histórico familiar de acne tiveram efeitos ainda maiores com o consumo de whey protein.

A ingestão de whey protein vai ocasionar acne em todo mundo?

Podemos dizer que a proteína de soro de leite aumenta o risco de acne, mas, certamente, nem todo mundo vai ter acne por conta do consumo do whey protein.Para algumas pessoas, a acne é um processo inflamatório que está mais ligada a problemas de intestino e sensibilidades alimentares.Para essas pessoas, a proteína de soro de leite pode causar nenhum problema.

Whey protein isolado vs. Whey protein concentrado

O whey protein concentrado é pior em comparação ao whey isolado, pois contém mais dos hormônios do leite intactos que causam acne. Porque o isolado passa intensamente pelo processo de filtragem, mas não tome isso como uma recomendação para ir comprar sua whey protein, mesmo o isolado ele ainda provoca o aparecimento de acne.

Conclusão

Estudos mostram que uso de whey protein pode ocasionar o aparecimento de acne. Além de estimular o crescimento muscular, ajudar no emagrecimento aliados ao treinamento com pesos. Mas os resultados vêm com um custo, a proteína em pó aumenta os níveis de IGF-1 e de insulina, ambas as quais estão ligadas ao aparecimento de acne através do processo hormonal.

Já para outras pessoas podemos considerar que estão no grupo de alto risco tais como: Aquelas com a pele oleosa, que possuem resistência à insulina, e acne é agravada pelo consumo de excessivo de açúcar e carboidratos simples.

Infelizmente a sensibilidade da pele aos andrógenos e IGF-1 é determinada pela genética, por isso não há maneira simples de resolver este “problema”. Soluções típicas podem, em certa medida, reduzir a acne, como uma dieta que busque outras alternativas como outras fontes de proteínas.

Referências

Tasha LP, Effect of protein supplementation during a 6-mo strength and conditioning program on insulin-like growth factor I and markers of bone turnover in young adults. 2005

Willoughby DS, Effects of resistance training and protein plus amino acid supplementation on muscle anabolism, mass, and strength. 2007

Pontes TC, Incidence of acne vulgaris in young adult users of protein-calorie suplements in the city of João Pessoa – PB. 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *