As bananas são um tipo de fruta produzida e consumida em todo o mundo. Bananas verdes exibir alto valor nutritivo, o que representa uma boa fonte de amido resistente, ácidos fenólicos, vitaminas e minerais que são importantes para a saúde humana.

A biomassa de banana verde, virou febre entre os adeptos da cozinha FIT, devido a praticidade e utilização em diversas receitas, além de ser rica em nutrientes que causam benefícios a saúde.
É obtida através do cozimento de bananas verdes, o produto final formado é um creme espesso, com sabor neutro e sem odor, capaz de ser usado em muitas preparações diferentes (molhos, bolos, biscoitos, pães, sucos e vitaminas) promovendo agregação de nutrientes e de compostos bioactivos, sem comprometer a qualidade sensorial do produto.
Quando incluída na dieta, produz um efeito triplo ao organismo: controla os níveis de glicose, prolonga a sensação de saciedade e regula o intestino.

Receita
Ingredientes

10 bananas nanicas bem verdes

Modo de preparo

1) Lave os frutos em água corrente com detergente neutro
2) Coloque as bananas com casca na panela de pressão, coloque água até até cobri-las.
3) Espere a água ferver e depois feche a tampa para dar pressão.
4) Cozinhe por 10 minutos, a partir da pressão da panela.
5) Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
6) Com cuidado descasque as bananas ainda quentes, e passe imediatamente no processador ou liquidificador.
7) Durante o processamento vagarosamente adicione água até formar uma massa homogênea.

Armazenamento

Coloque a mistura em um recipiente de vidro e guarde na geladeira por uma semana. Outra opção é levar ao congelador, onde ela conservará suas propriedades por mais ou menos 4 meses.

Utilização

Pode ser usado como substituto de gordura ou amido nos alimentos ou adicionados a preparações para melhorar o seu valor nutritivo.

Curiosidades

De acordo Gouveia (2013), o pesquisador Fazolin (2007) constatou a utilização pela primeira vez da biomassa de banana verde na produção de biscoitos, o objetivo era encontrar um produto que substituísse parcialmente a farinha de trigo por farinha de banana. O produto final teve uma boa aceitação das pessoas de diversas idades, tornou-se um produto atraente com alto valor nutritivo para o mercado de alimentos. Um outro achado, refere-se a a utilização de biomassa de banana verde para substituição parcial da farinha de trigo em massas, também revelou um resultado satisfatório. Desse modo, a adição de biomassa contribui para aumentar o teor de fibra e diminuição de gordura. Entretanto, uma avaliação sensorial revela uma boa aceitação em relação à massa convencional.

Conclusão

Na literatura há evidencias que tanto a farinha quanto a biomassa de banana verde podem ser estratégias inovadoras, com muitos benefícios para os consumidores. No entanto, é importante consultar um profissional de nutrição para maiores orientações e adequações destes produtos a dieta.

Referencias
De Gouveia PF, Zandonadi RP. “Green banana: new alternative for gluten-free products.” AGRO FOOD INDUSTRY HI-TECH 24.3 (2013): 49-52.
Taipina, M. S., et al. “Nutritional composition of green banana flour irradiated (gluten-free).” Agricultural Advances 3.5 (2014).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *