A hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica multifatorial caracterizada pela manutenção de níveis elevados de pressão arterial e tem alta prevalência na população mundial, sendo associada a altos índices de mortalidade. Cerca de 10% a 20% dos hipertensos, mesmo em uso de três ou mais medicamentos anti-hipertensivos, tem dificuldades em manter níveis normais de pressão arterial. Essa condição específica é conhecida como Hipertensão Resistente.

Como alternativa não medicamentosa para o tratamento da hipertensão, o exercício físico é frequentemente estimulado por profissionais de saúde em geral. Na população hipertensa resistente dois estudos recentes sugerem melhoras consideráveis nos níveis de pressão arterial após 12 semanas de intervenção com exercício físico de intensidade moderada. Na atualidade, cresce o número de pesquisas e proporcionalmente as descobertas acerca da eficácia e eficiência do manejo da intensidade do exercício físico, seja aeróbio ou de força. Assim, o treinamento físico em intensidades mais elevadas sob prescrição e supervisão de um profissional de educação física tem se mostrado uma excelente alternativa para diversos objetivos em saúde e em diversas populações, incluindo cardiopatas.

É nesse cenário que o Laboratório de Estudos do Treinamento Físico Aplicado à Saúde, desenvolve no Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba, sob responsabilidade do doutorando em Educação Física Leone Nascimento, o projeto de pesquisa que objetiva avaliar o efeito do treinamento aeróbio intervalado de alta intensidade sobre a pressão arterial de hipertensos resistentes a tratamento medicamentoso. Para participar do programa de exercícios, os interessados precisam ter idade entre 50 e 60 anos, não praticantes de atividade física regular, hipertensos e tomar 3 medicamentos ou mais. Esse programa terá duração aproximada de 12 semanas consecutivas.

Este projeto é totalmente gratuito,  as inscrições já podem ser realizadas através dos telefones (83) 8829 2789 / (81) 8629 8253 e por email [email protected] diretamente com o coordenador do projeto. A participação no estudo é totalmente voluntária.

Quais as vantagens de participar do projeto?

  1. Realizar de forma gratuita exames sanguíneos afim de verificar a glicose, colesterol, triglicérides, dentre outros.
  2. Realizar de forma gratuita exames cardiológicos, como teste ergométrico, ecocardiogramica e MAPA.
  3. Ter acompanhamento gratuito de doutores e especialistas do laboratório de estudos do treinamento físico aplicado à saúde da UFPB.
  4. Proporcionar uma melhoria da saúde, como resultado da melhora nos níveis de pressão arterial, qualidade de vida e redução de eventos cardíacos.

PESQUISA: Efeito do Treinamento Físico Aeróbio de Alta Intensidade sobre a Pressão Arterial de Hipertensos Resistentes

LOCAL: Laboratório de Estudos do Treinamento Físico Aplicado à Saúde

Departamento de Educação Física – Universidade Federal da Paraíba – Cidade Universitária, João Pessoa/PB

CONTATO: Doutorando Leone Nascimento (Coordenador da Pesquisa)

(83) 8829 2789 / (81) 8629 8253

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *