Quando se trata de modismo ou nova maneira de entrar em forma, muitos anúncios milagrosos ganham popularidade, no momento, que está em evidencia é o treinamento chamado de ‘HIIT’. O HIIT significa High Intensity Interval Training, ou seja treinamento intervalado de alta intensidade, só agora ganhou proporções maiores devido a divulgação da mídia, mas é um método bastante antigo como uma ótima maneira de ganhar músculos e/ou queimar gordura em momentos específicos no seu planejamento de treino. Então, tem alguma utilidade ou é apenas mais uma jogada de marketing?

Como funciona o HIIT (High Intensity Interval Training)

A ideia que há por trás de qualquer forma de treinamento de alta intensidade é que um treino não precisa ter uma hora de duração para se tonar eficaz; no entanto você precisa ter qualidade no treinamento ao invés de quantidade. Se você for pensar que a maioria das pessoas trabalham várias horas por dia, em seguida, ainda tiram um tempinho para praticar algum programa de exercícios físicos de longa duração, com longos períodos de descanso. Mais de 50% do tempo que se passa na academia provavelmente é gasto sentado sem fazer nada, e o tempo você realmente passa treinando é muito pequeno, e provavelmente não esteja treinando de forma eficiente.

Em vez de ficar muito tempo descansado, você pudesse reduzir o período de descanso e ter maior eficiência em seu treino, bem isso é famoso ‘HIT’. Para quem tem uma agenda lotada, acha que não tem tempo para treinar, este pode ser um método bastante eficaz, afinal é possível reduzir a quantidade de tempo de treino e melhorar a qualidade do treino.

Os princípios do HIIT (High Intensity Interval Training)

A ideia que há por trás do treinamento de alta intensidade, é justamente esta, treinar de forma eficiente em apenas 20 minutos algumas vezes por semana, ao invés de passar horas dentro de academias. Mas este método não é apenas para o ganho de massa muscular como algumas pessoas podem pensar, também pode ser utilizado para pessoas desejam emagrecer.

No geral, esse tipo de treinamento significa você está fazendo esforço muito maior em um período muito curto de tempo e que, em 20 minutos você pode ter queimado mais calorias do que executando 40 minutos com uma intensidade moderada/baixa.

Alguns fatos interessantes relacionados ao HIIT (High Intensity Interval Training)

Os benefícios provenientes dessa pratica, vai incentivar a produção de hormônios que vão ajudar na efetividade da queima de gordura ou no ganho de massa muscular. Quando se treina através do método HIIT os benefícios não vão acontecer apenas durante o treinamento, mas também serão capazes de fornecer ao organismo respostas mesmo depois de terminado o treino. Como por exemplo, o aumento do gasto energético pós exercício e consumo de oxigênio pós exercício em relação a sessão de exercícios de baixa intensidade, perda de gordura subcutânea maior e diminuição do apetite.

 Conclusão

Portanto, este método pode ser uma boa opção para incluir no seu programa de treinamento, porque você pode ter um treino intenso, curto e bem estruturado capaz de melhorar seu condicionamento físico, ganhar massa muscular ou emagrecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *